top of page
Foto do escritorLia Personal Trainer

Tenho o vício Stress-Açúcar! Como voltar a ser livre desse vício?

O stress faz-nos ter apetite de açúcar. E isso tem uma explicação hormonal.


Quando nos sentimos stressados, preocupados, com medo, receios, pensamentos negativos de qualquer tipo, o nosso organismo tende a produzir cortisol, pois é uma resposta interna, àquilo que o corpo pensa ser um perigo, o externo.


Não há hipótese nenhuma de saber o que vem primeiro, o stress ou o apetite do açúcar, quando estamos já viciados, mesmo quando não estamos stressados, comemos açúcar, porque nos habituamos a funcionar com o apoio dessa droga.


Como todo o alimento estimulante, ele não é um problema, enquanto ele for usado com moderação, mas passa a ser perigoso e fatal, ao ser algo que dependemos e abusamos muito.


Quer saber como se livra deste ciclo vicioso? Então continue a ler:



Quando chegas a casa, depois do trabalho, sentes que mereces um doce, porque te aguentaste tão bem à bronca todo o dia?

Na verdade, já nem aguentas até ao final do dia, já tens os teus snacks do meio da tarde, para compençar o esforço?

Pior que isso, já acordas de manhã, a desejar aquele momento em que colocas na tua boca, aquele docinho que te dá vida?


Pois bem, estás com um problema. Sim é sério. Um problema que pode ser fatal.


E mesmo que não seja a causa da tua destruição, pode ser isso que te enfraquece o organismo a tal ponto, que com uma simples constipação ou gripe, podes ir parar ao hospital, tudo porque, o teu oprganismo está doente por causa do vício stress-açúcar!


Isto não é uma brincadeira, nem é um motivo de pânico. Nós podemos parar o ciclo vicioso e perigoso rapidamente. Vou-te ajudar nesse processo.


Não estou a dizer que tens de deixar totalmente os doces, isso seria ridículo, impossível, e além do mais, o que é a vida, sem um doce? Não é isso que estou a dizer.


Também não é possível, decidir não ter stress na vida. A vida tem stress, toda a vida, sempre haverão motivos de preocupação e que merecem a nossa atenção ou que nos façam sentir mais em baixo.


A questão aqui é estarmos sempre, a toda a hora, a todo o momento, passarmos a ser normalmente stressados, constantemente, sem cessar nunca, e já nos considerarmos stressados até na nossa própria personalidade, do género: "eu sou um stress só" e ficar por aí, considerando isso aceitável e "normal" em nós.


Se te identificas, nem que seja só, um pouquinho com esta última frase, então, deves mesmo continuar a ler.


Interromper a activação da amigdala


Qualquer tipo de medo, seja do futuro, da incerteza de algo, preocupações do dia a dia, até mesmo timidez, ansiedade, ou até mesmo a raiva, faz com que a glândula amígdal do cérebro seja activada e ela é responsável por todas as funções de sobrevivência do corpo.


A activação dessa glândula faz com que todo o corpo seja colocado em alerta, e é essa amígdala cerebral que tem uma relação direta com os transtornos de ansiedade.


Sabemos hoje, que a melhor forma de apoiar a desactivação dessa estrutura é a MEDITAÇÃO.


Meditar não significa nada mais do que, conscientemente parar as acções externas e o máximo possível os pensamentos erráticos, concentrando-nos no momento presente, no AGORA.


Existem inúmeros exercícios, meditações guiadas e mentalizações para conseguir esse efeito, como: exercícios de respiração, ouvir uma música relaxante, fechar os olhos e fazer uma determinada contagem, mantralizar frases motivacionais, ou a simples sesta, contam como processos meditativos.


Parar pode ser simples, mas não é fácil.


Parar é parar tudo, mesmo que, por apenas 5 minutos, vai fazer a diferença. O processo de parar tudo, pode levar a descobertas sobre si mesmo, e caso encontremos algum assunto não resolvido ou mal resolvido dentro de nós, aconselho a que estas práticas comecem por ser feitas com acompanhamento terapêutico ou com um amigo ou um profissional.


Mesmo tendo que passar por determinados processos de desenvolvimentop pessoal, todo o gasto que se tem, em "não fazer nada" por 5 minutos, vai compensar mil vezes, depois de abrirmos os olhos e sentirmos a maior paz e clareza.


Imaginem este "parar" para meditar como um reiniciar do telemóvel, quando ele começa a bloquear por estar demasiada coisa aberta, e querermos fazê-lo fazer demasiado ao mesmo tempo, isso é o que fazemos a nós mesmos, e esse reiniciar não chega só ao deitar na cama para dormir, dormir e meditar são coisas diferentes, ambas essenciais.


Existem modalidades físicas que conjugam o conceito de meditar, com exercitação do corpo, o que é fantástico, pois são duas coisas essenciais feitas ao mesmo tempo, nomeadamente: Tai Chi, Chi Kung, Yoga, Balance, etc.


Vitaminas B (B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12)


Quando sentimos muita fadiga, esquecimentos frequentes, cansaço mesmo depois de dormir 8 horas seguidas, insónias, precisamos de verificar o nosso aporte nutricional, principalmente as vitaminas do complexo B.


A vitamina B são capazes de fazer a quebra das moléculas de gordura e carboidrato, o que nos ajuda a emagrecer, transformando aquelas em energia para nosso organismo que será utilizada nas tarefas quotidianas.


Fontes de consumo: Feijão, nozes, cereais, couve, carnes e espinafre, soja, amêndoas, ovos e couve de bruxelas, ovos, verduras, legumes, abacates, semente de girassol, cenoura, frango, salmão, batata, nozes, beterraba, vegetais verdes, trigo,


Ashwagandha


A ashwagandha possui substâncias na sua composição, como sitoindosideos e acilsterilglicosideos com ação adapto-génica, que ajuda a diminuir o stress, a ansiedade, diminuindo a produção de cortisol.


Além da ação adapto-génica, a ashwagandha também tem substâncias que atuam no sistema nervoso central da mesma forma que o neurotransmissor GABA, o que ajuda a aumentar a sensação de relaxamento do corpo e diminuir os sintomas de ansiedade e stress como agitação, nervosismo, cansaço mental ou dificuldade de concentração.


Exercício Físico (a mais importante)


Em primeiro, exercitar-nos remove açúcares e diminui a gordura do corpo, portanto, mesmo que fosse só por esse motivo, já devíamos considerar iniciar qualquer prática física de forma regular.


Quando fazemos exercício, o movimento, a acção de movimentar os músculos, as articulações, de uma forma cansativa, nem que seja pouco cansativo, como uma simples caminhada, mas que aumenta a temperatura do corpo, a sudação, o ritmo cardíaco e faz acelerar a respiração, nem que seja minimamente, isso já promove a homeostase de formas incríveis.


Se há algo que combatemos mentalmente, de forma áspera, é a vontade de nos mexermos, é quase como tortura para algumas pessoas, totalmente acostumadas a uma vida inteira, de sentar para trabalhar, sentar para comer, sentar para viajar, sentar para jogar jogos, ir ao cinema, ver uma peça, um jogo de futebol, quase todos os hobbies, são sentados, e quando não estamos sentados, estamos deitados.


Este sistema, este hábito, que se tornou viral na sociedade, o sedentarismo, provoca a total disruptora da nossa saúde, a todos os níveis, físico, emocional, mental e psicológico.


Para finalizar, não vou enumerar aqui os vários desportos e tipos de exercício que existem disponíveis, pois como adultos responsáveis, todos sabem quais as opções que possuem, e se não conhecem algo, perto de vossas casas, procurem saber, a vida depende disso.


Fazer exercício retira stress, e retira o apetite do açúcar, de forma muito eficaz. É um elixir de energia, um cálice sagrado, bem à nossa disposição. É só agarrar nas perninhas, e começar a dar um passo em frente do outro, e só parar daqui a 30 minutos.


Mais simples é impossível. Mas é dificíl, não é mesmo? ;)


Comecem com a caminhada e depois aumentem para algo mais, quando isso não for o suficiente.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page