Porque é importante desintoxicar o corpo e como fazer.*
- Lia Personal Trainer
- 21 de set. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 22 de set. de 2022
Os principais sinais que indicam que poderá estar com excesso de toxinas são:
– prisão de ventre;
– diabetes;
– má condição da pele;
– metabolismo perturbado;
– peso excessivo ou muito baixo;
– doença hepática;
– doença renal;
– distúrbios da audição e da visão;
– má condição do cabelo e unhas;
– artrite;
– cancro e outros problemas auto-imunes.

O que fazer para evitar o acúmulo de toxinas e por consequência, o aparecimento de doenças e problemas de saúde em todo o nosso corpo?
Reduzir ou eliminar o excesso de toxinas que se acumulam no organismo e que aceleram o processo de envelhecimento, é muito importante porque toxinas no organismo pode causar várias doenças, dificulta o processo de emagrecimento, reduzir a imunidade, aumenta inflamações no corpo, aumenta o acne, reduz a absorção de nutrientes, promove doenças auto-imunes e até mesmo cancro.
Nós não vemos o nosso corpo por dentro, apenas o sentimos. Mas mesmo olhando o nosso corpo pelo lado de fora, muitos sinais são descartados, como dores, veias escurecidas, tonturas, fraca flexibilidade, encurtamento articular ao nível da coluna, ancas, joelhos e ombros, pele ressequida e envelhecida, problemas na visão, mau estar ao nível intestinal, estômago, cabeça, rins, fígado, irritabilidade, nervosismo, o mente confusa, o chamado "cabeça em água", ansiedade, dificuldade de lidar com o stress do dia a dia, etc.

Tudo isto pode e é aumentado com as toxinas, químicos, agro-tóxicos, inorgânicos, metais pesados e outros elementos nocivos, que consumimos pelo ar, pelos alimentos, bebidas e até mesmo pelos olhos (mas isso é para outro dia, outra história).
Chega de falar dos problemas e males e vamos a as soluções.
Antes de mais, não existe um medicamento, suplemento, alimento ou líquido milagroso que em 2 ou 3 tomas vão eliminar todo o nível tóxico que temos já dentro de nós, e mais a mais, estamos constantemente a ser injectados de mais tóxicos, que mais não seja pelo ar que respiramos, consoante vivemos mais perto da cidade pior.
O que se faz é:
Desintoxicar de forma intensa e intencional, pelo menos 2 vezes por ano, ou mais consoante o caso, de forma a promover uma eliminação exaustiva e poderosa todo o tipo de toxinas para o corpo.
Nesse processo tentar não consumir em excesso o que sabemos que vai trazer problemas.
E por fim consumir alimentos e bebidas no dia a dia, que ajudam constantemente à eliminação dos tóxicos.

Detox nº 1 - Exercício Físico: eliminação de toxinas pelo suor e aumento do metabolismo.
É pelo suor que saem a maioria das toxinas, uma pessoa sedentária, de certeza absoluta que tem e carrega um nível de intoxicação muito elevado, pois nas glândulas sudoríparas estão armazenadas toxinas prontas a sair.
Se isso não acontece de forma frequente, ou nunca, estamos sujeitos a ter muito mais problemas de saúde e mau estar.
Exercitar-nos promove aumento do metabolismo, isto é dos processos químicos do corpo, que promovem o seu bom funcionamento.
O uso de produtos desodorantes e antitranspirantes nas axilas faz parte da rotina de cuidado pessoal da maioria das pessoas de todo o mundo.
Já começa a ser de conhecimento comum que a maioria destes produtos contêm substâncias tóxicas que podem atravessar a barreira da pele e dar origem a doenças graves como o cancro.
Para saberem mais sobre como desintoxicar as axilas com ingredientes naturais, visitem o artigo* ______
Detox nº 2: Alimentos desintoxicantes no dia a dia

Alguns alimentos servem o propósito de desintoxicar no dia a dia, e outros são mais intensos, provocando uma reacção específica, potente, por isso devem ser consumidos, pontualmente e devemos consultar um profissional, antes de tomar a decisão de iniciar um detox profundo, caso tenhamos algum problema de saúde ou órgão enfraquecido.
Os principais alimentos com propriedades desintoxicantes e que devem ser consumidos com regularidade são:
Spirulina, ou Chlorella: algas marinhas ricas em antioxidantes;
Couve, bróculos, e outras crucíferas, por serem rica em substâncias anti-inflamatórias que ajudam no funcionamento dos rins;
Probióticos, como iogurtes naturais, kefir, kombucha, chucrute, e outros legumes e bebidas fermentadas, que melhoram a flora intestinal e o sistema imunológico;
Frutas cítricas como limão, laranja, maracujá e abacaxi, por serem ricos em antioxidantes;
Água mineral, por ajudar a eliminar as toxinas através da urina;
Gengibre, por ter forte ação antioxidante e anti-inflamatória;
Alho, cebola, aipo e maçã, por conterem o poderosos antioxidantes, como a alicina e serem reguladores do PH e do metabolismo.
Superalimentos: Goji, lucuma, maca, moringa, graviola, chia, linhaça, sésamo, etc. Ver lista de superalimentos aqui*: ______
Além de aumentar o consumo desses alimentos, para que o detox realmente funcione deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas, doces, carnes vermelhas e processados, alimentos com listas de ingredientes intermináveis, enchidos, enlatados conservantes, corantes, legumes e frutas demasiado bonitas com possíveis alterações genéticas, cheias de pesticidas e fertilizantes.
Detox nº 3: Pontualmente e com acompanhamento: DETOX PROFUNDO
Não se deve fazer detox de um dois ou três dias. O processo de desintoxicação do organismo, deve ter a durabilidade mínima de 2 a 3 semanas, para não provocar mais problemas e mau estar do que benefícios.
Detox intenso de um dia, pode levar a uma descarga ou chamado decarrego, que só pode ou deve ser realizado em circunstâncias específicas, prescritas por um profissional, por motivos e razões bem explícitas.
Um detox não é uma dieta. Isto é, substituir as nossas refeições do dia a dia, por 2 ou 3 dias, ou até mesmo 2 ou 3 semanas, e depois regressar/voltar às rotinas anteriores. Um detox é um processo específico de eliminação de toxinas do organismo, tomando determinados medicamentos naturais ou alopáticos que promovam a eliminação de químicos e metais pesados de forma intensa e profunda, e não deve ser feito de forma leviana.
Chás: boldo, dente de leão, alcachofra, sálvia ou cardo-mariano
Cada chá tem propriedades específicas, para cada pessoa, consoante o orgão que se quer limpar, fígado, intestinos, rins, etc.
Nenhum destes chás podem tomar-se no dia a dia, são para situações específicas e as quantidades dependem dos problemas de saúde de cada pessoa.

Aloe Vera
O Aloe Vera é um cacto, e sua goma interior, é comprovadamente importante para a eliminação de toxinas do nosso organismo assim como coadjuvante na cicratização interna, é antioxida

nte e anti-cancerígeno.
Para saber mais sobre o ALOE VERA, veja o artigo: ALOE VERA
Vinagre de maçã ou limão
Deve ser bebido diluído em água devido á acidez. As quantidades e formas de fazer, devem ser específicas à pessoa e seus problemas. Consulte um profissional.
Jejum ou Dieta Líquida
As quantidades e formas de fazer, devem ser específicas à pessoa e seus problemas. Consulte um profissional.
* Artigo em construção, todas as informações em falta, por favor contactar-me directamente para esclarecimento de dúvidas.
Comments