top of page
Foto do escritorLia Personal Trainer

Sistema Imunitário - o que é, como reforçar?

Atualizado: 15 de abr. de 2020

O sistema imune, ou sistema imunitário, é um conjunto de órgãos, tecidos e células responsáveis pelo combate a microrganismos invasores, impedindo, assim, o desenvolvimento de doenças.


É responsável por promover o equilíbrio do organismo a partir da resposta coordenada das células e moléculas produzidas em resposta aos invasores.


A melhor forma de fortalecer o sistema imune e fazê-lo responder bem frente a microrganismos invasores é por meio da alimentação e prática de hábitos saudáveis.


A resposta imunológica é mediada por células responsáveis pelo combate a infecções, os leucócitos, que promovem a saúde do organismo e da pessoa.


Os leucócitos podem ser divididos em polimorfonucleares e mononucleares, possuindo cada grupo, alguns tipos de células de defesa do organismo, que desempenham funções distintas e complementares.


As células pertencentes ao sistema imune são:


  • Linfócitos, que são as células que normalmente estão mais alteradas durante infecções, uma vez que garante especificidade à resposta imunológica. Há três tipos de linfócitos, o B, T e o Natural Killer (NK), que desempenham funções diferentes;

  • Monócitos, que estão circulantes temporariamente no sangue e que podem ser diferenciados em macrófagos, que são importantes para o combate ao agente agressor do organismo;

  • Neutrófilos, que circulam em maiores concentrações e são as primeiras a identificar e actuar contra a infecção;

  • Eosinófilos, que normalmente estão circulantes em menores quantidades no sangue, mas têm sua concentração aumentada durante reações alérgicas ou em caso de infecções parasitárias, bacterianas ou por fungos;

  • Basófilos, que também circulam em menores concentrações, porém podem aumentar devido a alergias ou inflamações prolongadas.


A partir do momento que há entrada de algum corpo estranho e/ou agente infeccioso no corpo, as células do sistema imune são activadas e actuam de forma coordenada com o objectivo de combater o agente agressor. (para mais informações detelhadas ir a Fonte)



Como fortalecer o sistema imunológico?


Para reforçar o sistema imunitário e prevenir o aparecimento, ou agravamento, de algumas doenças e infecções é importante ter alguns cuidados com a alimentação como aumentar o consumo de alimentos ricos em alguns tipos de vitaminas e minerais, diminuir o consumo de fontes de gordura e açúcar, além de evitar, também, a ingestão de produtos industrializados que contenham corantes ou conservantes.



Alimentos que aumentam a imunidade:


A alimentação é um dos factores mais importantes para garantir o bom funcionamento do sistema imunitário, isso porque existem alguns alimentos que são ricos em determinados tipos de nutrientes que ajudam a reforçar as defesas naturais do corpo.


Esses nutrientes são:



  • Ómega-3: sardinha, salmão, arenque, atum, sementes de chia, nozes e linhaça;


  • Selénio: castanha do Brasil, trigo, arroz, gema de ovo, sementes de girassol, frango, pão de forma, queijo e repolho;


  • Zinco: ostras, camarão, carne de vaca, frango, peru, peixe, bife de fígado, gérmen de trigo, cereais integrais e frutos secos (castanha, amendoim e castanha de caju);


  • Vitamina C: laranja, tangerina, ananás, limão, morango, melão, papaia, manga, kiwi, brócolos, tomate, melancia e batata com casca;


  • Vitamina E: sementes de girassol, avelã, amendoim, amêndoas, pistácio, manga, azeite, molho de tomate, azeite de girassol, nozes e papaia;


  • Vitamina A: cenoura, babata-doce, manga, espinafre, melão, acelga, pimento vermelho, brócolos, alface e ovo;


  • Probióticos: iogurte natural e leite fermentado, tipo kefir, legumes fermentados, bebidas fermentadas (kombucha, kéfir de àgua, etc).



Suplementos para aumentar a imunidade


Outra opção, além da alimentação, que pode ajudar a aumentar a imunidade naturalmente é o consumo de suplementos alimentares, podem ser comprados em algumas farmácias e lojas de produtos naturais.


Apesar de poderem ser comprados sem receita médicao ideal é que sempre se consulte um médico, nutricionista ou fitoterapeuta antes de utilizar qualquer um dos suplementos.


Os principais exemplos de suplementos para reforçar a imunidade incluem:


1. Colostro bovino



O colostro bovino é um suplemento nutricional muito rico em enzimas, anticorpos e factores de crescimento que parecem aumentar as defesas do organismo. A dose recomendada varia entre os 20 e 60 gramas por dia, de acordo com o fabricante.


2. Sementes de astrágalo


O suplemento de sementes de Astragalus membranaceus é rico em flavonoides, que são substâncias activas que apresentam efeito protector cardíaco, além de activar as células de defesa do corpo.

A dose recomendada deste suplemento varia entre os 5 e 10 mg por dia (consulte um especialista).



3. Equinácea


Em vários estudos, a equinácea mostrou-se bastante eficaz no combate a doenças, sendo capaz de acelerar a recuperação, principalmente no caso de pessoas que ficam doentes com maior frequência.

A dose recomendada em cápsulas pode variar entre 900 a 1500 mg por dia. Já no caso de ser líquida, é recomendado que seja utilizado 2,5 mL de equinácea, três vezes ao dia, ou até 10 mL por dia (consulte um especialista).


4. Extracto de própolis


O extracto de própolis possui efeitos imuno-moduladores, ou seja, que estimulam as células do sistema imunitário a funcionar de forma mais eficiente. Por esse motivo, este tipo de extracto pode ser utilizado não só para a prevenção de infecções, mas também para ajudar no tratamento de inflamações agudas e crónicas, onde se incluem doenças do aparelho respiratório, feridas na pele, periodontite ou sinusite, por exemplo.



Como aumentar a imunidade rapidamente? 


Para aumentar a imunidade rapidamente e deixar o corpo mais fortalecido, para combater agentes infecciosos, deve-se:


  • Ter bons hábitos de saúde, o que inclui realizar exercício físico regularmente;



  • Dormir 7 a 8 horas por noite e evitar situações de grande stress;


  • Evitar fumar ou estar exposto ao fumo do cigarro;


  • Expor a pele ao sol diariamente por alguns minutos, de preferência até as 10 horas da manhã ou depois das 16 horas, sem protector solar, para aumentar a produção de vitamina D;


  • Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência alimentos orgânicos ou produzidos em casa, sem agro-tóxicos;


  • Evitar ao máximo fast food e outros alimentos industrializados, onde se incluem as comidas congeladas, como pizzas, lasanhas, hamburgueres, batata frita, por exemplo, pois contêm substâncias que facilitam a inflamação do organismo;


  • Evitar tomar remédios sem orientação médica;


  • Beber cerca de 2 litros de água por dia. 


Além disso, caso se tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shoppings, teatros ou cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar frequentemente nos olhos, no nariz e na boca com as mãos.


Estas são as formas mais eficazes de reduzir o risco de adquirir qualquer tipo de infecção, mesmo em pessoas que têm um sistema imunitário mais enfraquecido. (Fonte)


Espero que o artigo tenha sido útil.


Bem hajam.

203 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page