top of page
Foto do escritorLia Personal Trainer

Pão Pada Padinha



  • Que tipo de pão devemos escolher?

  • Pode-se comer pão, se queremos emagrecer?

  • Podemos comer pão, se tivermos diabetes? E colesterol elevado?

  • Há horários em que ele não é desejável?


As reacções que cada tem aos alimentos difere, existem alergénicos em quase todos os alimentos. Cada pão, tem nutrientes diferentes, e ainda, pode conter conservantes, aumentadores de, corantes, emulsionantes, sais, sulfatos, etc.


É também sabido que a forma de confecção e a qualidade de cada farinha, também interfere na forma como ele é absorvido ou recebido, pelo nosso organismo.


O pão industrializado é um pão que contém muitos conservantes, quanto maior a data de validade, mais conservantes possui, mas um pão que num dia se torna pedra, também pode, não ser o mais indicado. 


Solução?


  1. Aconselho a que, quando comem pão, o façam com os ingredientes comprados e escolhidos por vós, de qualidade superior, para ter a certeza que não comem "gato por lebre". Isto vale para qualquer alimento processado;

  2. Fazer uma quantidade grande e congelar, ajuda a poupar tempo;

  3. Processem os alimentos, em casa, juntem os ingredientes e façam bolos, bolachas, sobremesas e pão, em casa, com os melhores ingredientes;

  4. Prefiram sempre farinhas integrais, ou biológicas, não modificadas geneticamente.


Se tiverem de comprar, escolham as pastelarias mais antigas e de mais confiança, confeitarias onde sabem que existe qualidade.


Pão engorda?


O pão a mais, é sem dúvida, muitas vezes o motivos de muitos quilos a mais nas balanças de todos nós.

Vamos ver as calorias por 100gr:

  • Carcaça, Pão Francês, Pão de Cachorro, pão italiano - 280 kcal

  • Pão de forma branco - 250 kcal

  • Pão Integral - 310 kcal

O pão é feito de farinha, que é um hidrato de carbono, isto é uma forma de energia, que nutre o corpo, transformando-se em açúcar e se em demasia, em gordura, após digerido.


O que potencia o processo de ganho de peso é a quantidade das porções ingeridas.



No caso do pão, para além da quantidade ingerida diariamente também é importante ter em atenção o que se coloca no seu interior.


Aquando da escolha entre um pão branco (mais refinado) e um pão escuro (farinhas de grãos integrais) é preferível optar pelo “mais escuro possível”. Atualmente existem inúmeras opções no mercado como o pão de farinha de alfarroba, de malte, de cereais ou até o habitual pão integral.


Porquê?


Pelo teor de fibra, sódio e por o pão branco não ter nutrientes, apenas calorias e essas serem muito simples, então rapidamente chegarem ao sangue, como açúcar simples!


O pão integral também colabora na saúde da microbiota intestinal, sendo que o branco, pode causar inflamação do sistema digestivo.


Como e quando comer pão?


O pão pode ser consumido em equilíbrio na dieta, o ideal é optar por fazer escolhas conscientes e adequadas e não se tornar, nem uma necessidade nem um hábito excessivo.

Algumas sugestões:


  • Se estiver a fazer uma dieta de perda de peso, é adequado reduzir ao mínimo, por exemplo, 2 ou 3 vezes por semana, sempre pela manhã, integral torrado, com azeite e oregãos, por exemplo.


  • Se estiver a fazer uma dieta de ganho muscular, pode consumir pão integral até 1h antes dos treinos, e de manhã, juntamente com alimentos nutritivos, como ovo, abacate e fruta.


  • Se estiver problemas gástricos, intestinais ou digestivos, tiver hipertensão ou colesterol elevado, evite pão às refeições, prefira fazer o seu pão em casa, sem sal, adicionar sementes, farinha integral e consumir pequenas quantidades, 1 ou 2 vezes por semana, por exemplo ao fim de semana.

Quaisquer outras dúvidas ou informações sobre dietas específicas, procure um profissional, para o aconselhar de forma correcta e personalizada.


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page