top of page
Foto do escritorLia Personal Trainer

Motivação 2.0

"Começa por fazer o necessário, depois o que é possível e de repente estarás a fazer o impossível" Francisco de Assis



No último post mencionei que, a motivação para atingir um objectivo, só poderá vir da criação de novos hábitos , e para isso a força de vontade de manter o foco no nosso objectivo. 


O que perdemos pelo caminho é a visão do nosso sonho ou desejo, ele fica esquecido.


Porque nos emaranhamos com "outras coisas", que são necessidades urgentes.


As necessidades diárias, as distracções do quotidiano, facilmente nos tiram do caminho, dos nossos objectivos.



Plano de Acção


1 - O quê e Porquê

O que quero concretizar? Ser o mais específico possível.

Porque é que eu quero atingir esse objectivo?


2 - Como?

O que posso preciso de fazer pelo meu desejo/objectivo/sonho?

O que posso fazer, em cada semana ou a cada dia?

Posso de alguma forma acelerar, o meu objectivo?


3-Quando/Quanto?

O que tenho de fazer em cada um dos dias da semana?

Quanto tempo vou dedicar-me a trabalhar o meu sonho/desejo/objectivo?


4 - Reforço positivo e motivação

Consigo sentir-me, como se ele já estivesse concretizado? - Fazer um mapa, um desenho, ou imprimir uma imagem, colocá-la à vista, como lembrança.


Consigo imaginar o sentimento que sentirei, a sensação do desejo já concretizado? - Fazer um texto elucidativo do dia em que se concretizará o desejado, explicar tudo, até mesmo a roupa que vai estar usando, o perfume, o local, com quem estará, o que isso significaria, etc.


Imaginar o desejo concretizado no momento presente, perceber que é uma hipótese mais plausível do que, a derrota, motiva a fazer a cada dia, o que precisa de ser feito.


Não diga "vou conseguir", diga: "Eu consigo".



5 - Constraste com a realidade.

Sentir bem hoje, mesmo estando longe de concretizar o objectivo, mas sentir-me feliz pois sei, que estou a cada dia, a fazer o meu melhor


Dar graças por tudo o que possuo, por todas as conquistas, pelo caminho, pela possibilidade de viver uma vida com objectivos.


Analisar novamente cada ponto, verificando se há alterações a fazer, percebendo se ainda faz sentido, se é necessário fazer algo mais.


6 - Ajudantes

Cada pessoa tem as suas lutas, mas na maioria das vezes, precisamos de apoio, tanto nos dão perspectiva, como também podem dar um incentivo, manter-nos no caminho com palavras de apoio, direccionar-nos, etc.


Escolha sempre um apoiante, que seja mais bem sucedido, naquele ponto ou assunto que está a batalhar.


7 - Estabelecer "recompensas" e "castigos"

Nem todas as pessoas se identificam com este ponto, mas a maioria de nós precisa de um incentivo extra, um bónus.


Só atingir o objectivo não chega, precisamos de bónus, principalmente ao longo do caminho.


Premeie-se após um conjunto de tarefas feitas em direcção ao objectivo.


Escolha um castigo, para si e por si, caso não concretize tudo o que estava no plano de acção.



 

Exemplo prático:

1

O quê?

- Quero perder 15kg, em 6 meses.

Porque:

- quero me sentir melhor comigo, com a minha imagem;

- quero vestir aquela peça de roupa que está no fundo do armário;

- quero sentir-me bem ao subir escadas, brincar e trabalhar, sem dores e cansaço;

- quero dormir melhor e estar menos stressado.


2 - Dieta e Exercício


3 - Dieta todos os dias; Exercício 4 vezes por semana, por 1 hora.


4 - Resgatar aquela fotografia de quando eu tinha esses 15kg a menos e colocá-la no telemóvel, computador e imprimida no frigorífico;

- Colocar a peça de roupa desejada num local à vista no armário;

- Ouvir vídeos de motivação e de meditação;

- Ler livros sobre saúde e forma física (evitar as revistas);

- Escrever "Eu Consigo", "Em junho terei xkg"; "Querer é poder", etc. em post its por todo o lado;


5-Cuidar da minha imagem hoje, e todos os dias, sentir-me bem no meu corpo, mesmo que ainda não no ponto, mas bem.

- Fazer mudanças pequenas ao longo do caminho, na direcção do objectivo, corte de cabelo, usar a melhor roupa do armário, ao longo da semana, aprumar-se mais frequentemente, usar perfume, mesmo para ir ao supermercado, etc.

- Agradecer, dar graças, por ter um corpo, por ter a oportunidade de me cuidar, por ter vida e saúde;

- Medir o progresso, através de pesagens, fotografias e outras medições, como tensão arterial, perímetro da cintura, exames médicos, etc.



6- Consultar um profissional de actividade física, personal trainer e/ou nutricionista.


7 - Por cada 5kg perdidos, premiar-se com um fim de semana num spa, com tratamento de corpo completo.

Por cada kilograma ganho, no processo ou, treino falhado, ou erro na dieta cometido, "castigar-se" com algo chato, mas benéfico e que duplique as chances de atingir o objectivo, como: fazer um treino a mais na semana seguinte, fazer mais uma série de exercícios, ou mais 15 minutos de treino, em todos os treinos da semana seguinte.


Não se pode ultrapassar nenhuma etapa.

Acreditar é o primeiro passo. É a base.

Fazer coisas, é o segundo passo.

Chegar lá é o mínimo na verdade, chegar lá é óptimo, mas na verdade, mentalmente chegamos lá todos os dias e isso é a nossa motivação.


 

37 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


TexTo muito bom Lia, muito obrigada.

Like
bottom of page