top of page
Foto do escritorLia Personal Trainer

Como Tomar Controle de Uma Vez Por Todas do Seu Apetite: 8 Passos

Qual é o problema de ter prazer a comer, ainda mais quando precisamos e merecermos, porque temos uma vida tão difícil?



O problema é que, nós fomos levados a sentir prazer ao ingerir certos alimentos, não por eles serem mesmo bons e saborosos, mas por existir a ideia que eles são saborosos.


Na verdade a maioria das comidas fast food, nem.sequer têm um sabor bom. A maioria sabem a gordura, fritura, sal e açúcar. Ponto.


Não sabem verdadeiramente a nada.


As pupilas gustativas são simplesmente arruinadas com o excesso de sal e açúcar, e a sensação benéfica que a gordura e a fritura proporciona é uma mensagem que foi induzida , através da televisão e propaganda.


Comida com sabor, é outra coisa.

O prazer que vem de comer comida fast food, sem sabor verdadeiro, advém da propaganda que diz coisas como: "balanced meal is a happy meal"


Chamar de feliz, verdadeiro, completo, preenchedor, real (de realeza), equilibrado são formas de introduzir na pessoa a crença que ir comer nesses locais famosos e conhecidos, ela está a valorizar-se, está a ganhar um prémio, que está a acontecer algo fantástico na vida delas, "IDA ao MC", é como uma ida ao Spa ou uma pausa de prazer, como umas mini férias.


Isto é, o que a propaganda faz. Manipulação da realidade da vida da própria sociedade.


Não existe nenhuma verdade por detrás da publicidade, e não existe regulamentação que trave a mentira descarada. Quase Tudo é permitido.


O problema é que os nossos problemas não desaparecem, e até aumentam quando passamos, semana após semana, com este tipo de crenças e comportamentos.


Pensamos que estamos a tornar-nos mais felizes, menos frustrados e stressados, ao ter esses prazeres, mas tudo não passa de uma ilusão, que levará a mais problemas.


Só a nossa consciência, para travar este ciclo e estas crenças limitantes e ilusórias, nos pode salvar e tornar, verdadeiramente felizes e equilibrados.


Cada um de nós, tem de saber cuidar de si e criar novos hábitos, e novos prazeres, reais e verdadeiramente benéficos.


8 Passos para Começar Já a Reduzir o seu Apetite


  • Invista em actividade física, ela é fundamental para sua saúde e qualidade de vida. Ela ajudará a emagrecer, a ganhar músculo, aumentar o seu metabolismo, reduzir o apetite, ter mais saúde cardiovascular, sistemas e orgãos mais fortes;


  • Mantenha uma alimentação equilibrada, em horários bem definidos, sem saltar refeições nem acrescentar snacks a qualquer hora do dia. Coma todos os grupos alimentares, proteínas, gorduras boas e hidratos de carbono de baixo índice glicêmico e invista em superalimentos;


  • Aposte em alimentos termogénicos, capazes de aumentar o gasto calórico do organismo. Nessa lista, você encontra pimenta, chá verde, gengibre e outros;



  • Faça check-ups periódicos, pois seu corpo precisa estar em equilíbrio para que possa ter saúde, sem riscos, fazendo os exames médicos da parte clínica, nutricional, hormonal ou uma anamnese com um personal trainer, poderá detectar os entraves metabólicos que poderá ter sem saber;


  • Aumente a ingestão de fibras, que além de melhorar o trato intestinal aumenta a sensação de saciedade;


  • Use suplementos quando necessário, sempre recomendados por um profissional, como no caso da obesidade, que é uma doença de causa multifatorial e complexa, que em muitos casos necessita ser tratada com diversas estratégias, inclusive com o uso de medicamentos, que devem ser usados de maneira criteriosa e após avaliação detalhada do histórico do paciente, por um médico, terapeuta ou nutricionista;


  • Diminua o stress, estudos demonstram que o ganho de peso e os níveis de cortisol (conhecido como hormona do stress e da ansiedade) estão intimamente ligados, ou seja, quanto maior o stress, maior é o nível do cortisol e maior é a facilidade com que ganhamos peso. Além de aumentar o risco de várias doenças. O stress, a má alimentação e sedentarismo fazem parte do círculo vicioso em que o indivíduo está inserido e para interromper este ciclo é necessário perceber o quão isso contribui para a redução de qualidade de vida e até mesmo a longevidade. A adopção de hábitos e atividades que melhorem a qualidade de vida, como atividades ao ar livre, caminhadas e atividades lúdicas são também essenciais à redução do stress;


  • Diminua o consumo de açúcares e gorduras, existem pessoas que são vulneráveis a se viciarem em alimentos pouco saudáveis, como os ricos em açúcares e gorduras, portanto se for o seu caso, consulte um profissional para o apoiar a resolver o vício, pois este, não deve ser considerado de ânimo leve.


Lia Personal Trainer


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page