top of page
Foto do escritorLia Personal Trainer

A surpreendente verdade sobre o teu potencial!

Atualizado: 30 de jun. de 2021

Como começares a sentir que tens um propósito de vida, com sentido e que estás a viver o teu potencial?



Passamos muito tempo a tentar ser melhores no sentido material e com responsabilidades financeiras, porém, o sentimento de preenchimento na vida, não aparece só com o atingir de metas materiais, por muito que seja um factor importante, é mais um factor necessário, do que determinante para o sentimento de preenchimento interno e de propósito de vida.


Desafogados de necessidades financeiras, sentimo-nos alíviados, sem dúvida, mas o preenchimento e a sensação a vida ter um sentido, são coisas que não se atingem, só com essa parte resolvida.



Existe um sentimento, uma emoção de êxtase, de deslumbramento que acontece, quando estamos a concretizar um sonho pessoal, ou a realizar algo de coração, que não se sente, quando se paga uma conta, ou se compra algo.


Quando sentimos que estamos a cumprir a nossa missão de vida, é algo muito mais profundo, que nos ilumina a alma e nos leva a perceber que estamos a atingir o nosso potencial.


Propósito de Vida

Sabes qual é o nosso propósito de vida?


Muitos de nós podemos estar numa fase da vida, em que construímos já toda a base fundamental da vida na terra, trabalho, ocupação, hobbies.


Seria interessante, virarmo-nos para dentro e descobrir que mais potenciais temos dentro de nós, que nos poderão dar ainda mais propósito nas nossas vidas.


Dizer que uma pessoa pode descobrir, mais propósito, não significa que até ali, ela não tenha usado o seu potencial, ou não estivesse a ser verdadeiramente ela mesma, e a ter uma vida sem sentido.


Existe um tempo para, aprendermos com os outros e através da comparação e inspiração pelos outros, nos moldarmos e crescermos.

Existe um tempo de criar bases e fundamentos, criar raízes e construir alicerces.



A certa altura, que é diferente para cada pessoa, iniciamos um novo tempo, que surge na hora certa para cada pessoa, a busca de nós mesmos, por dentro, em relação à nossa essência pessoal.


A sugestão de procurar um potencial maior dentro de nós, é uma forma de nos aproximarmos da sensação de plenitude única do nosso ser.


Eu SOU. Esse Eu sou, independente do resto do mundo.


Temos potenciais incríveis, a maioria escondidos e podemos encontrá-los se nos predispormos a procura-los.


A sensação de sermos nós mesmos, em vez de sermos algo para alguém, ou alguma coisa, como por exemplo, ser filha de alguém, mãe ou pai de outros, sermos de um clube ou nação, pertencermos a uma empresa ou religião.

Todas essas identificações, levam-nos a ser algo, para cada uma delas, e existe sempre, alguma pressão para termos um papel, e cumprirmos determinadas demandas.



O caminho da descoberta do nosso EU, tem muitas sombras, por exemplo:


  • Se ao pensarmos em nós mesmos, a primeira frase que vem á mente é que isso é egoísmo, e se isso for o caso, então a necessidade é urgente de desligarmos um pouco desses papeis, pois perdemo-nos neles, e nem nos sentimos merecedoras(es) de a nossa atenção recair sobre nós mesmos(as).


  • Se ao pensarmos em nós mesmos, considerarmos isso uma perda de tempo, que nós nem sequer temos tempo, então, talvez seja porque não é a hora certa para isso ainda, porém, lembrem-se "a vida são dois dias";


  • Se ao pensarmos em nós mesmos, achamos que vamos ser criticados, sentimos pressão em manter as máscaras, para que não deixem de gostar de nós, isso pode ser grave, pois pode significar que certas pessoas não estão ali por nós, mas pelo que nós lhes podemos dar ou proporcionar, há que avaliar bem;


  • Se ao pensarmos em nós mesmos, temos receio do que vamos encontrar, talvez um trauma, uma desilusão, uma traição, uma mágoa ou outra situação na vida, tenha levado a criar uma crença negativa, de que há algo a recear dentro de nós, que ao escarafunchar no interno, que isso seja como "acordar um monstro", então significa que precisamos talvez de o fazer com apoio, tudo pode ser tratado, resolvido e transmutado, (não existem monstros debaixo da cama, é tudo ilusão);


  • Se ao pensarmos em nós mesmos, sentimos que não somos nada de especial, que não temos potencial nenhum, consideramos que potencial é o mesmo que talento, e que não temos nenhum. Pois bem, o nosso potencial como ser humano, não tem de ser um talento, temos apenas de valorizar a nós, como nós, com humildade, mas com muito amor-próprio.


Nem que seja por breves momentos, vale a pena a reflexão!


Pensar e descobrir um pouco mais sobre nós mesmos, o nosso papel neste mundo e neste universo, perceber mais e melhor a própria existência, é crucial, pois a vida é sagrada, é única, e devemos dar-lhe, dar a nós mesmos, a importância que merecemos e que temos.


Quanto mais descobrimos, mais nos aproximamos de sentimentos altos, de elevação pessoal, de êxtase, felicidade, amor e até quem sabe iluminação!


Vale a pena. Ganhamos nós, e ganha o mundo!












11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page