top of page
Foto do escritorLia Personal Trainer

Afirmações que bloqueiam o sucesso!

Atualizado: 11 de fev. de 2019


Não Sou Boa/Bom o Suficiente​

Não consigo

Não mereço

A ideia de que precisamos de uma enorme quantidade de coisas para conseguir nosso bem-estar e felicidade plena, é uma ideia errónea, alimentada e exacerbada pela publicidade constante, nos meios de comunicação.


A publicidade e a sociedade em geral, tentam convencer-nos que, se não obtivermos mil coisas, não seremos bons o suficiente, aventureiros o suficiente, corajosos, bonitos, maravilhosos, ou jamais teremos uma vida plena e feliz. 


Com tanta coisa que parece ser precisa, das duas uma, ou desistimos antes mesmo de começar, ou passamos a vida a buscar e nunca ficamos satisfeitos.




Afirmações negativas, que a publicidade (e não só, redes sociais, revistas, etc.), nos influencia a pensar, várias vezes ao dia:


(Quem não tem nenhum destes pensamentos, levante a mão!)

"Sinto-me mesmo mal;

Esta pele está terrível;

Estas rugas fazem-me parecer horrível e velha;

Sou gorda(o);

Nunca vou conseguir sair daqui;

Felicidade é um mito, é só para os ricos/famosos​;

Não tenho nada para vestir;

Que raiva desta gente magra e famosa e linda;

Não tenho tempo:

Que raiva daquela magricela ali ao fundo;

Sou mesmo fraca(o)/um fracasso, não tenho um carro topo de gama, nem uma mansão, nem um emprego estável, eu não sou ninguém;

Estou acabada(o);

Vou dar cabo dela(e);

Tenho de me sacrificar, é a minha sina;

Não tenho sorte nenhuma;

O que é que eles vão pensar de mim?

Quem me dera desaparecer daqui;

Eu não sou capaz;

Ela pensa que é melhor que eu, secalhar é mesmo;

Eu preciso de ter mais dinheiro, ou nunca vou ser feliz;

Eu preciso de mais dinheiro ou nunca vou ter estabilidade;



Eu quero atingir x, ou não consigo estar bem;

Nunca vou ter sucesso, não tenho talento;

Não posso ficar alegre e rir alto, parece mal;

Não posso ser sincera(o), isso pode prejudicar-me;

Tenho de ser como tenho de ser, e sempre foi assim;

Não consigo;

Não posso;

Eu não tenho forças;

Não sou ninguém;

Esta celulite/pneu, faz-me feio(a);

Eu não presto para nada;

Eu não sou boa/bom em nada;

Já é tarde para mim;

Eu não sou boa, irrito-me, zango-me, sou mau/má;

Tenho inveja e ressentimentos, por isso tenho mau karma e más coisas me acontecem;

Só penso em vingar-me, e por isso não sou boa pessoa;

Tenho medo;

Tenho medo de perder;

Sinto-me depressiva(o);

Sinto-me frágil/fraco"

etc, etc.


Quem não?

Pelo menos uma destas frases, nós acreditamos piamente, várias, passam pela nossa cabeça e algumas, até agora achavamos que eramos os únicos a sentir isto.



Superar estes estados mentais, é possível, é necessária uma mudança na nossa atitude mental, e isso só pode acontecer com a consciencialização e admissão, de que, estamos a ter essa mesma atitude negativa e pretendemos mudar, melhorar, tornar-nos amis positivos. Requer um esforço, consciente. Um trabalho interior.


Depois da mudança interior, vê-se e acontece a mudança exterior, a vida corre bem a quem se sente bem, independentemente das circunstâncias externas.


Perdão, compaixão, amor, benevolência, paciência, com nós mesmos e com os outros, são as palavras que necessitamos de trabalhar na nossa mente!


Claro que precisamos de muitas coisas na vida coisas, para a nossa sobrevivência e conforto.

A luta pela sobrevivência, pelo conforto e pelas coisas necessárias do dia a dia, geralmente não fazem parte da lista de factores que nos trazem felicidade.


​Bem-estar e felicidade são temas diferentes.



Bem-estar deve ser falado e discutido somente quando a parte da sobrevivência está resolvida, claro. Uma pessoa a passar fome ou sede, não pode estar bem. Apesar disso, encontramos níveis elevados de felicidade em lugares insólitos, em que a questão da sobrevivência não está resolvida. Como explicar isso? Ignorância? Talvez, mas o sentimento está lá.


Nós humanos, somos alegres de nascença, basta observarmos as crianças, elas brincam e não ligam para nada, sabem o que querem, riem alto, falam alto, mostram a sua luz a todos, sem medo.

Ao longo da vida aprendemos a recatar-nos, que rir alto não é bom, mostrar felicidade, provoca inveja, mau olhado e que ser alegre é para tolos e insconsientes. 


Eu acredito que é ao contrário, se a vida ficou demasiado séria, não entendo que sentido ela poderá ter.


Quantas vezes não ouvimos? "A brincadeira tem de acabar, pois a vida é séria!". E fomos acreditando nisso e negando a nossa natureza.


Como me sentir bom ou boa o suficiente?


1 - Preciso de parar de me comparar com os outros, a menos que sejam inspirações para me sentir bem e cada vez melhor.


2 - Preciso de criar novos hábitos de vida, que me façam sentir melhor, não em relação a alguém, mas em relação a mim mesmo.


3 - Preciso batalhar para ser melhor hoje que ontem, Ser melhor amanha que hoje.


4 - Perceber que não existe o suficiente, existo só eu, cheio e cheia de características que me tornam único(a)!


5 - Requer  íniciar de um programa de bem-estar, que contraria os maus hábitos, em geral, procurar apoiar-me em outros que tamém estejam a ter esse tipo de qualidade de vida.


6 - Reiniciar, ou até, formatar-me, colocar um software mais actualizado, quem sabe até acreditar num mundo melhor. ;)


Sabemos que não vivemos nas melhores condições sociais para conseguir isto, pois estamos rodeados de depressão e negatividade, mas enquanto esta sociedade não encontra mais paz, podemos começar nós mesmos e mesmas, a tentar encontrar a nossa própria paz.


Podemos e devemos criar uma realidade mais feliz e alegre...Para nós mesmos!

​​​Não só somos bons o suficiente, como somos bons, ponto.



43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page