8 Soluções Naturais para Alergias!
- Lia Personal Trainer
- 31 de mar. de 2022
- 3 min de leitura

Época das alergias certo? 😏
- Vamos lá aprender como ultrapassar esta época da forma mais natural, rápida e benéfica possível? 😍
🌱 Quando temos alergias, significa que o nosso sistema imunitário não está a conseguir lidar com agressões externas, da forma mais equilibrada, o que podemos então fazer para o apoiar?
1 🌿 Óleos Essenciais: vapores, banhos e escalda pés.
Quais?
Óleo essencial de eucalipto, de hortelã e de tea tree, lavanda e limão, são os mais indicados.
Como usar?
Coloque algumas gotas num bálsamo e esfregue a zona das costas e do peito;
Tome um banho de imersão e coloque sal grosso marinho, e algumas gotas de óleo essencial, assim como as flores ou folhas da planta.
Coloque os pés em água quente, com algumas gotas dos óleos essenciais, sal e algumas flores ou plantas;
Faça vapores, colocando num recipiente água a ferver, 2 ou 3 gotas do óleo essencial e respire o vapor, com a ajuda de uma toalha por cima da cabeça.
2 ☘️ Vinagre de maçã
O vinagre de maçã pode ajudar nas alergias por fortalecer o sistema imunológico. Ele estimula o sistema, ajuda a quebrar o muco e apoia a drenagem linfática. Desse modo, ele pode aliviar os sintomas de distúrbios alérgicos.
Como usar?
Nas saladas;
Diluindo de uma a duas colheres de sopa em um copo de água, e beber. Fazer por cerca de 2 semanas.
3 🍀 Probióticos
A boa saúde do intestino, mantida por bactérias benéficas que compõem a microbiota, está relacionada à manutenção da saúde de todo o organismo.
São exemplos de alimentos probióticos os fermentados como o chucrute, kimchi, kombucha, Kefir, gengibre m conserva, pepino em conserva natural, beterraba fermentada, yogurte villi, entre outros.
Como usar?
Beber ou comer um ou dois fermentados por dia, no caso dos líquidos, até 300ml por dia e dos sólidos 2 a 3 colheres de sopa.
4 🍃 Cúrcuma
A cúrcuma, é a raiz do açafrão e é conhecida por promover a saúde do sistema imunitário. Além de um anti-inflamatório natural, ela é um potente antioxidante e ajuda ainda a melhorar a função do cérebro.
Como usar?
Ralar na comida, um pouco da raiz, ou usar em sucos ou na limonada;
Pode ser usada ainda na confecção de pão.

5 🌿 Vitamina D
A deficiência de vitamina D já foi associada a alergias, como rinite alérgica, asma alérgica, eczema e anafilaxia. Outros estudos sugerem que a suplementação de vitamina D pode reduzir a inflamação e as reações alérgicas.
É também um nutriente que atua no sistema imunológico, protegendo órgãos como o coração e cérebro, e age como hormônio, mantendo em quantidades adequadas o fósforo presentes no sangue.
Como usar?
Apanhar, pelo menos 20 minutos de sol por dia, de preferência de manhã, sem o uso de protector solar;
Em forma de suplemento, a dose recomendada do suplemento depende da idade da pessoa, do objetivo da suplementação e dos níveis de vitamina D identificados em exame específico, podendo variar entre 1000 UI a 50000 UI.
6 ☘️ Exercícios físicos
A prática regular de exercício físico é fundamental para ter saúde.
Os exercícios ajudam a regular a circulação sanguínea, manter a pressão arterial regulada, melhorar a disposição e diminuir o stress.
Praticar exercícios e atividades físicas regulares também ajuda a aliviar reações alérgicas.
Como usar?
O ideal são, pelo menos, 75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa por semana (2 a 3x por semana, 30 a 45min).
Para atividades aeróbicas de intensidade moderada, o tempo mínimo aumenta para 150 minutos (cerca de 3 a 4x/semana, 45 a 60 minutos)
7 🍀 Chás e Infusões
Equinácea. A equinácea é uma das plantas que melhor ajudam as defesas de forma natural;
Chá verde;
Chá de rooibos;
Chá de tanchagem;
Chá de Sabugueiro;
Infusão de Tomilho;
Chá de urtiga.
8 🍃 Ómega 3
O ómega 3 é uma gordura saudável com potente ação anti-inflamatória que consegue reduzir a produção de várias substâncias inflamatórias no corpo, reduzindo assim as chances de o sistema imune responder exageradamente e produzir uma alergia.
Como usar?
Consumir alimentos com ómega 3 ou suplementos naturais de ómega 3 (ver artigo, clique aqui) !
Comments